data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Eduardo Ramos (Diário)/
A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) é destaque no cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) elencados pela Organização das Nações Unidas (ONU) a serem aprimorados como metas até o ano de 2030. A avaliação foi publicada pela revista britânica Times Higher Education (THE), na quarta-feira. A melhor colocação da instituição foi no objetivo de "fome zero e agricultura sustentável", garantindo o 5º lugar entre as universidades brasileiras. Na esfera de parcerias para o desenvolvimento, a UFSM alavancou a pontuação em relação ao ano passado, de 28,7 para 65,7, chegando à posição número 11.
Leia mais notícias sobre a UFSM
Para a avaliação e disposição no ranking, são levados em consideração as atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão voltadas para a ampliação dos ODS e, também, a divulgação e administração de parcerias buscadas como meio de implementação dos Objetivos.
OS OBJETIVOS
style="width: 100%;" data-filename="retriever">
AGENDA 2030
As metas e os objetivos estabelecidos pela ONU podem ser adotados por governos, empresas, universidades ou até mesmo individualmente. A UFSM trabalha na promoção dos ODS desde 2018, com a Pró-reitoria de Extensão (Prae) sendo responsável por implementar os objetivos da agenda, e elencar as prioridades a serem cumpridas. Esta foi a primeira vez, desde que são medidos os empenhos das universidades em relação aos ODS, que a UFSM foi avaliada por sua atuação em todos os 17 pontos.